terça-feira, 24 de novembro de 2009

Poder das Palavras - parte II

Oi Pessoas...
eu estava lendo os meus últimos posts e vi que estava meio que me distanciando da proposta inicial deste blog: Além de acompanhar meu "emagrecimento" (que atualmente ele anda mais pra inexistente) era registrar dicas (MINHAS dicas) e tanto pra me lembrar do que eu devo fazer assim pra vcs que estão na lida...

O que me entristece... algumas que escreviam com tanto entusiasmo desapareceram ou "desistiram" Eu mesma já estive a ponto de jogar a toalha. Mas enfim... cada um sabe onde o sapato lhe aperta...

Vamos ao meu post...

Verbo PERDER

Eu tinha dito aqui sobre o poder de um discurso negativo... e como vc poderia adotar ações pra mudar ou reverter essa situação. Tá... dei uma lida nele, mandei o povo que tá me torrando a paciência pra's cucuias. Quem pagou a minha estadia no SPA fui eu, quem passou o que passou lá fui eu, quem tem poder sobre o meu corpo sou eu e ponto final. Só lembrando: não é só o discurso negativo que nos atrapalha.

Num certo almoço de família, lá estava eu sentada e calada no meu canto, pra variar. E o povo começou a me azucrinar o porque eu nunca participava das conversas que surgiam nesses eventos...
Bom... Não sou casada com viciado em futebol, não tenho uma penca de filhos nem trabalho pro poder jurídico. Trabalho horrores e o meu programa de final de semana não é ir pra Goiânia encher meu guarda-roupas de peças que eu não vou usar ou encher a pança de cerveja e carne discutindo o escalonamento do time titular pro jogo de decisão do brasileiro(ou o campeonato do momento...). Também não tenho pique e nem grana pra ficar na balada de quinta a domingo. Digamos assim... eu penso bem diferente do resto da minha família. Eu, numa lua boa em que me encontrava, falei em alto e bom som:

- Se eu começar a falar o que eu acho e deixo de achar, eu seria linchada.

Cunhada chata solta: O que vc acha que seria tão revolucionário assim?

Eu tinha acompanhado o patatico até então, ouvi o que elas haviam falado de um certo chá de fraldas realizado não sei qdo e não sei onde, baseado nele, resolvi soltar algo que fosse relativamente "leve".

- Não acho que legal seja um elogio. Algo legal é algo lícito, conforme a lei. É um termo jurídico. Mas hoje em dia isso foi tão deturpado que qdo você fala que algo é legal se não tem absolutamente nada de bom pra falar e não quer magoar a pessoa dizendo algo de ruim. Aí vc fala: tal coisa é legal!

Não vou me dar o trabalho que isso desencadeou uma discussão a qual eu não fiquei pra ver o final. Tinha aula e fugi pela tangente.

Sim... continuo prestando atenção ao meu discurso. Mas além dos discursos negativos, temos um fenômeno chamado "duplo sentido". Não vou tacar pedras nesse estilo de linguagem... o que seria do humor sem ele? Mas o episódio acima foi pra ilustrar o quanto estamos com o duplo sentido arraigado no modo de pensar. PENSAMOS em duplo sentido! Que absurdo é esse? Quando se trata de discussão interna, não há coisa pior que possamos fazer. Conversas internas, para se dar uma boa bronca, tratar de por metas em prática... é como falarmos com uma criança de 3 ou 4 anos que nunca vai crescer. O que adianta você falar "Temos que perder x quilos...." se quando ela perde uma boneca acha ruim? Quando a mamãe perde as chaves fica furiosa? Temos que ser claros quando definimos o que queremos: "Vamos emagrecer x quilos. E vamos no manter o peso y!" Retirar certos "vícios" é difícil. Eu SEI ... ainda falo perder peso... (deve ser por isso que eu vivo achando eles...) Lembrar o que significa LITERALMENTE cada palavra que sai da nossa boca.

Perder, segundo o dicionário quer dizer: Ficar sem, não ganhar, deixar escapar, desperdiçar. Sem falar que normalmente perder é relacionado com um sentimento ruim. Como nosso cérebro vai conseguir registrar que sim, perder peso é uma coisa boa? Não registra. Então, graças à nossa língua pátria, temos várias formas de se referir a uma ação.
Não é PERDER peso - é Emagrecer, eliminar, diminuir. E relacionar o ato de ver números menores na balança como algo MUITO bom.
Por isso que normalmente receber um prêmio por ter atingido um certo peso é tão importante. Amaciar o ego, saber que o que se está fazendo não é em vão... estabelecer uma âncora na hora que a cabeça resolve dar um piripaque e achar que jamais sairemos desse buraco...




Vamos que vamos que o ano tá acabamos.... e lembremos da máxima: Não é o que comemos entre o Natal e o Ano Novo que engorda! é o que comemos entre o ano novo e o Natal!!!!

Beijos a todas!!!!

2 comentários:

Arianna Lenci disse...

Ai amiga, algumas vezes não só acho como tenho certeza de que vc é o alien da sua familia... kkkkkkkkkkkk.
Sabe que vc tem razão né? Lembra qdo eu perdi (sim perdi pois encontrei novamente) meus 20kg? Então eu tanto falei aos 04 ventos que tinha perdido 20kg que o que qconteceu? os ventos os trouxeram de volta com correção monetária, acho que pra parar de falar que havia perdido... rs.
Vamos lá... ainda temos tempo até o final do ano pra conseguir eliminar algo que não volte no ano que vem...
Beijos

Vanessa disse...

Oi,

estou começando um blog, também preciso emagrecer, boa sorte para nós!

Abs,

Vanessa